Cuidando da sua coifa


A coifa é um equipamento eu não exige muita manunteção, ela é capaz de funcionar por longos períodos sem problemas, desde que se observem alguns cuidados no dia-a-dia. Tomando-se essas precauções a coifa estará sempre com cara de nova e pronta pra ser utilizada.
- Aço Inox: A grande maioria das coifas é feita com corpo em aço inox, o que confere beleza e durabilidade. O aço inox é uma liga de ferro-carbono, com teor mínimo de 10,5% de cromo . É exatamente o cromo que favorece a formação de uma camada protetora fina, resistente e invisível. Conhecida como camada passiva, é ela que protege o aço inox de eventuais problemas de corrosão e oxidação. Quando essa camada passiva sofre agressão e não recebe manutenção adequada, ela não se auto-regenera e, consequentemente, o aço inox fica desprotegido e podem surgir pontos de oxidação.
Para que não ocorram agressões à camada passiva é necessária uma manutenção periódica do produto, independentemente da intensidade do uso do equipamento na cozinha. Para isso, é importante que, periodicamente, se faça uma limpeza da área em aço inox com água, sabão e detergente neutro, com auxilio de um pano ou esponja macia. Após a limpeza, é fundamental que a superfície do aço inox seja completamente seca com pano limpo e macio. O álcool isopropílico ou desnaturado também poderá ser usado, devendo ser, da mesma forma, totalmente seco, após sua aplicação. Há no mercado também produtos específicos para a limpeza do aço inox.
Mesmo quando a coifa é pouco utilizada, sua superfície em aço inox está sujeita ao ataque da camada passiva. Isso pode ocorrer por causa de alguns fatores existentes no meio ambiente e nos hábitos do dia a dia, como por exemplo:
- Salinidade (maresia), que contém partículas de cloro, extremamente nocivo a qualquer tipo de Aço;
- Partículas de óxido em suspensão no ar (resíduos de pó/sujeira), que, em contato com o inox,
irão lentamente agredi-lo;
- Produtos de limpeza a base de ácidos – ácido clorídrico (mais conhecido como ácido muriático), ácido fosfórico e nítrico. Alvejantes, polidores de prataria, buchas abrasivas ou palha de aço, que podem riscar o aço inox.
Nenhum desses deve ser utilizado;
- Resíduos de gordura na superfície do aço inox, devido a limpeza inadequada.
Tomando esses cuidados, sua coifa estará sempre protegida e bonita, dando um toque especial na sua cozinha.


Por Center Garbin Blog/ Site

Comentários

Postagens mais visitadas